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VIDA SAUDÁVEL ● Os primeiros passos

Adotar um estilo de vida saudável pode trazer inúmeros benefícios para a mente e corpo, mas nem sempre é uma mudança fácil de encarar. Veja agora dicas de como adaptar uma vida saudável no seu dia a dia!

Começar nem sempre é fácil mas, cuidar de si é uma tarefa primordial para enfrentar o momento sensível que vivemos.
A busca por equilíbrio é constante e por isso, pessoas do mundo inteiro encontraram na mudança de hábitos uma forma de se movimentar e centrar no que realmente importa: a sua saúde.

Evidências científicas mostram que exercícios físicos praticados regularmente aliados a uma alimentação balanceada são práticas de promoção da saúde, além de prevenirem e tratarem até 30 doenças diferentes, tanto físicas como mentais. Fica fácil entender porque o assunto cai nas metas de final de ano de tantas pessoas!

     | Você, por você mesmo |
Antes de entrar nas boas práticas e adaptar novos hábitos à sua rotina, é preciso entender suas necessidades e se comprometer com a mudança. Coloque em perspectiva os seus objetivos e seja leve com as cobranças, entenda que nem sempre você estará emocionalmente estável e motivado para realizar determinadas tarefas mas que assim como outros desafios, você conseguirá enfrentá-lo.
A sensação de ter ultrapassado essas barreiras, muitas vezes mentais, pode ser mais recompensadora que a atividade em si, o que pode te inspirar a alcançar ainda mais.

Visualizando
Existem inúmeras formas de traçar seus novos planos e ter uma visualização mais clara do seu objetivo. Seja com aplicativos no seu celular, com aquele caderno de anotações esquecido na gaveta, um quadro ou mural de cortiça, se atenha a anotações de como andam suas escolhas saudáveis.
Comece pela alimentação, como você pode substituir suas refeições típicas por pratos e lanches saudáveis? Veja também a disposição dos seus horários para realização das tarefas, como pode encaixar uma série, mesmo que pequena, de exercícios físicos?
A organização do seu tempo e condições são primordiais para adequar os primeiros passos.

Uma boa dica para fazer com que essa visualização seja mais atrativa é adicionar recortes, lembranças, frases, imagens inspiradoras ou de sonhos que você possui. A casa perfeita, o corpo desejado, aquele artista que te inspira, uma foto com os amigos e família... Essas recordações trazem um ar mais leve para os seus objetivos.
É uma boa forma de lembrar que apesar dos desafios, ainda há muito o que celebrar e aproveitar.

Objetivando
Ao entender seu dia, você entende onde pode alterá-lo e assim pode estabelecer seus primeiros objetivos. Vá com calma, estabeleça objetivos a curto, médio e longo prazo e celebre cada vitória desse processo.
Conseguiu acordar com mais energia e animação? Vitória! Realizou aquela série de exercícios mesmo querendo um descanso? Parabéns! A jornada que você percorre até o objetivo final é muito importante, é ela que constrói os resultados.

Atenção:
tente não se deixar tomar pela sensação de fracasso por não conseguir atingir determinado objetivo ou manter um ritmo.

Você sempre pode contornar algumas questões, desde que não as deixe totalmente de lado: caso perca a hora do treino, encontre uma janela de 5 ou 10 minutos e realize uma sessão rápida com exercícios que exigem do seu próprio peso ou saia para caminhar. Sempre é possível adaptar e manter-se em movimento porque afinal, a vida é cheia de imprevistos.

Entendendo
De nada adianta equilibrar uma alimentação saudável e exercícios físicos se, o mais importante não está em equilíbrio: a sua saúde mental. Este é um fator determinante para o quanto você conseguirá adaptar estes novos hábitos e fazer com que sejam essenciais no seu dia.
Distrair a mente e se permitir um tempo de descanso também é importante para que você reconheça essas atividades como benéficas e não como obstáculos. Algumas pessoas veem os exercícios como uma forma de liberação de rotinas mais densas e outras, como uma tarefa a mais.

Tente buscar aquilo que faz sentido para você, seja na meditação, ioga, esportes, atividades de alta intensidade, caminhadas... Há muitas formas de se manter em movimento e sempre há alguma que se encaixa com suas habilidades e rotina, você só precisa experienciar.

Praticando
É hora da ação!
Ninguém espera (e não deve) que você inicie com uma rotina intensa e bem detalhada dos seus novos hábitos, em especial porque todo início requer adaptações. Claro que, ter um rascunhos das suas novas atividades é primordial para dar o senso de início, mas estar comprometido e manter pensamentos positivos é o que lhe impulsionará para a ação. Lembre-se que todos os seus passos serão escolhas e você só precisa adaptá-los!
Que tal 10 agachamentos e 10 polichinelos antes de sair de casa, para aquecer o corpo? Se 10 for muito, faça 5, se for pouco, arisque 20 repetições. Vai preparar o almoço? Opte por alimentos saudáveis, que garantirão a energia para o dia. Precisa buscar algo em outro local? Estique as pernas, uma caminhada faz o sangue circular e certamente te manterá mais acordado.
Retome aquelas visualizações do seu dia e objetivos, vá encaixando melhores hábitos conforme lhe parecer possível!

Iniciar uma vida saudável não é um grande desafio, desde que você esteja confortável com a ideia e comprometido com a mudança (e em especial, a adaptação).
Uma vida saudável nada mais é do que a prática do autocuidado, você por e para você mesmo.

Nossa dica final é: comece! As vezes, estamos tão inertes em uma rotina massante que não parece possível fazer dela um local mais confortável de se estar, mas garantimos que adaptações sempre são possíveis porque afinal, para chegar onde chegou, você certamente teve que se adaptar a muitos outros cenários.
Uma vida saudável deixa de ser um desafio e se torna uma necessidade quando você entende quem sai ganhando no fim do dia.

 

Achouu, nosso negócio é ajudar você a cuidar da sua saúde.

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