Para você

VARIZES ● O que significam?

O temor das varizes está presente na vida de muita gente. Muitas vezes são consideradas apenas um problema estético quando na verdade, indicam que algo não vai bem na circulação do sangue venoso pelo organismo. Veja agora o que elas significam, como identificar, seus fatores mutáveis e imutáveis e como se prevenir do aparecimento!

Em sua maioria, as varizes indicam algum tipo de problema circulatório. São veias dilatadas, tortuosas e de calibre aumentado, que podem aparecer em diversas regiões do corpo, em especial nos membros inferiores.
Para muitas pessoas, elas não apresentam sintomas além do aparecimento de veias azuladas logo abaixo da pele mas, em alguns casos podem trazer:
Dor, ardor, ou sensação de peso nas pernas, que podem ser mais acentuados no fim do dia;
Leve inchaço, geralmente envolvendo apenas os pés e tornozelos;
Coceira na pele sobre a veia varicosa.

Em casos mais graves podem trazer também:
Acúmulo de líquido e inchaço na perna;
Inchaço e panturrilha com dor significativa após ficar sentado ou em pé por muito tempo;
Mudanças na cor da pele ao redor dos tornozelos e pernas;
Pele seca, esticada.

Alguns fatores podem influenciar ao aparecimento, como herança familiar, gestação, trabalhar muito tempo em pé ou sentado com pernas pendentes, realizar atividades que exigem grande esforço físico, sedentarismo e obesidade. Essas atividades e características são condições que aumentam a pressão nas veias dos membros inferiores e consequentemente, resultam nas varizes.
Dentro destes fatores, alguns podem ser controlados e outros não são passíveis de intervenção.

     | Fatores imutáveis |
Genética: a predisposição dentro de históricos familiares onde a doença se manifesta é um fator de risco que deve ser observado desde cedo, adotando medidas que retardem o processo e previnem maiores problemas circulatórios.
Idade: o envelhecimento traz a perda de elasticidade das veias. O sistema de válvulas enfraquece, dificultando o retorno do sangue venoso para o coração e os pulmões; favorecendo o aparecimento da varizes.
Sexo: as mulheres estão mais sujeitas a desenvolver varizes pelas alterações hormonais. Gravidez, menstruação, menopausa, uso de pílulas anticoncepcionais e a reposição hormonal são fatores de risco porque os hormônios femininos, estrogênio e progesterona, agem sobre a parede dos vasos, diminuindo sua resistência e comprometendo o funcionamento das válvulas que regulam a passagem do sangue.

     | Fatores mutáveis |
Sedentarismo: assim como para prevenção de diversas outras doenças, as atividades físicas são fundamentais na prevenção e tratamento das varizes. Exercícios físicos estimulam o sistema circulatório como um todo e facilitam o retorno do sangue para o coração.
Imobilidade: algumas atividades exigem a permanência em uma determinada posição por longos períodos (sentada ou em pé) e a sugestão é que seja realizado exercícios facilitadores como a contração e relaxamento da panturrilha. O desafio é bombear o sangue de volta para o coração e mantendo-se em movimento.
Obesidade: o sobrepeso por si apresenta riscos como a pressão alta e diabetes, o que resultam em uma sobrecarga para o sistema circulatório, aumentando o risco de desenvolver as temidas varizes. A gordura acumulada no abdômen faz subir a pressão sobre os vasos e dificulta o fluxo normal do sangue, que vai criando bolsões nas veias das pernas. Uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios são grandes aliados para a diminuição do risco que o excesso de peso apresenta.
Tabagismo: As substâncias que entram na composição do cigarro deixam o sangue mais viscoso, o que dificulta a circulação e favorece seu acúmulo nas veias das pernas. Largar o cigarro é uma medida que beneficia não só as pernas, mas o organismo como um todo.

Mesmo que não seja possível evitar totalmente o aparecimento das varizes, a alternativa e prevenção se dá pelas atividades que melhorem a circulação e reduzem o risco de desenvolver complicações. Quando não tratadas e acompanhadas, as varizes podem avançarem para muito além de um problema estético com doenças que incluem ulcerações, coágulos que podem levar a trombose venosa profunda, infecções fúngicas e bacterianas, entre outros.

As práticas saudáveis seguem pontuando para uma vida em equilíbrio e bem-estar! Aqui no blog você encontra conteúdos exclusivos, repletos de dicas, curiosidades, mitos e verdades que te auxiliarão no melhor processo de conexão e respeito a si mesmo, com suas condições e habilidades.

Caso precise de medicamentos, produtos de higiene e cuidados, maquiagem e tudo de farmácias, conte com o Achouu.

 

Achouu, nosso negócio é ajudar você a cuidar da sua saúde.

Deixe seu comentário

*Analisaremos seu comentário antes de exibí-lo no site.

Veja também