Para você

USO DA MÁSCARA ● Mitos e verdades

Desde o início da pandemia, as máscaras ganham espaço na rotina de muita gente como um possível agente para diminuir a disseminação do coronavírus. Mas como? Confira agora mitos e verdades sobre o uso das máscaras!

● Máscaras cirúrgicas podem ser reutilizadas, desde que não estejam sujas
MITO. As máscaras vendidas em farmácias são descartáveis e após o uso, devem ser jogadas no lixo. Para fazer o descarte você deve retirá-la pelos elásticos laterais e deixá-la em uma lixeira fechada, higienizando as mãos em seguida.

● Máscaras caseiras são a melhor saída para a população
VERDADE. As máscaras caseiras foram recomendadas pelo Ministério da Saúde mas, para garantir uma melhor eficiência, é importante que tenham duas camadas de tecido.

● Máscaras de tecido podem ser lavadas com água sanitária para garantir a desinfecção
VERDADE. Diferentemente das máscaras cirúrgicas que não podem ser reutilizadas, para as de tecido recomenda-se a lavagem com água sanitária, deixando-a de molho por cerca de 30 minutos.

● As máscaras protegem quem as usa
MITO. De forma geral as máscaras agem como uma barreira mecânica para evitar que as gotículas da fala, tosse ou espirro atinjam outras pessoas ou superfícies – mas não evitam que a pessoa com a máscara se contamine, e por isso a importância do uso e conscientização de todos!

➥ Proteger a si mesmo é proteger o futuro de todos. Vamos juntos!

Deixe seu comentário

*Analisaremos seu comentário antes de exibí-lo no site.