Para você

TATUAGEM ● 9 curiosidades

Grandes, pequenas, coloridas, discretas... As tatuagens estão presentes nas pessoas do mundo inteiro e dependendo da cultura, ganham diferentes significados. Veja agora curiosidades desta arte que conquistou a pele de tanta gente!

1 ● Entre 4.000 e 2.000 a.C.
A arqueologia afirma que as primeiras tatuagens foram feitas no Egito e a prática era usada para rituais ligados a religião.

2 ● Tatuagem
A palavra em português veio do francês "tatouage". Ambas tem origem da língua polinésia (taitiano) da palavra "tatau" que por sua vez, era o som feito durante a execução da tatuagem. Eram utilizados ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele.

3 ● Da Polinésia para o mundo
A ideia da tatuagem se espalhou com os marinheiros ingleses, que entraram em contato com diversas outras civilizações do mundo. Claro que, a prática foi absorvida de diversas formas e ganhou conotação rebelde com o governo da Inglaterra, que adotou a arte no corpo como uma forma de identificação de criminosos em 1879.
Foi no final do século XX que a pele desenhada deixou de ser uma característica de marinheiros e presidiários, tornando-se uma das modas mais duradouras.

4 ● Caneta de perfuração
Se baseando em uma ferramenta criada por Thomas Edison, o criador da lâmpada elétrica, Samuel O'Reilly desenvolveu o aparelho elétrico para realização das tatuagens. A princípio, o aparelho criado por Thomas não foi feito para perfurar a pele humana, mas com algumas modificações Samuel trouxe a ferramenta para uso da arte, além de adicionar um reservatório de tinta.

5 ● Banida
Reforçando a onda negativa sobre o que a pele pintada pode significar, o papa Adriano I (Igreja Católica na Idade Média) baniu a prática na Europa por alegação de prática demoníaca, sendo considerado até mesmo, um vandalismo ao corpo.

6 ● Remoção
Missionários europeus encararam a missão de remover a tinta na pele e para isso, esfregaram-na com arenito. A prática ficou conhecida como "holystoning" e a ideia, mesmo que primitiva, despertou um interesse precursor e ficou conhecida como dermoabrasão, em que a pele é removida em camadas. A remoção a laser tomou lugar na prática e pode custar até três vezes mais que o preço de uma tatuagem nova.

7 ● Agulhadas
Em uma sessão, você leva de 50 a 3.000 agulhadas por minuto! A média é duramente lembrada por alguns e por outros, sequer causa incomodo.

8 ● Álcool
Algumas pessoas apostam na ingestão de bebidas alcoólicas para encarar as dores de uma sessão de tatuagem, mas a iniciativa não é recomendável. O álcool acaba afinando o sangue e faz com que haja mais sangramento, deixando o processo de cicatrização da pele mais difícil e até mesmo, doloroso.

9 ● Alergias
O processo da tatuagem pode causar reações na pele, como inflamações e irritações, podendo aparecer depois de dias ou até anos! Por isso é tão importante a procura por um profissional competente que use material descartável e esterilizado.

A evolução da prática acompanhou as crenças e tendências sociais, podendo utilizar até tintas que brilham no escuro e reagem à luz negra nos dias atuais. Seja por razões estéticas, religiosas ou culturais, elas ganharam seu espaço pelo processo artístico e pessoal envolvido, que certamente acompanhará mais e mais gerações.

Lembre-se de escolher um profissional de confiança e conscientizar-se de que a remoção é um processo longo, caro e tão dolorido quanto a realização da arte.
Faça testes, imagine sua nova tatuagem e siga as orientações do seu profissional, utilizando os produtos recomendados. Para hidratantes, cicatrizantes e tudo o que precisar em farmácia, conte com o Achouu!

 

Achouu, pra quem não tem tempo a perder.

Deixe seu comentário

*Analisaremos seu comentário antes de exibí-lo no site.

Veja também