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Saúde mental na quarentena ● 3 DICAS

Alteração na rotina, cuidados redobrados, locais fechados, falta de contato com os amigos e familiares, readequação do trabalho... Muita gente caiu sem paraquedas nestas mudanças e o resultado foi um aumento de estresse, ansiedade e insegurança. A pandemia acabou exigindo um equilíbrio muito além do físico, mas do mental.

Neste ponto, nos questionamos: o que podemos fazer para cuidar da saúde mental?

     | O cenário |
Entender o cenário também é um passo importante para se adequar as novas realidades. Antes mesmo da situação de pandemia ser amplamente divulgada, já havia dados da Organização Mundial da Saúde apontando que o Brasil é o país mais ansioso do mundo; quadro este que agora se torna um grande desafio.

A verdade é: todos estão passando por um momento sensível e possivelmente, sairão perdendo algo.
Mais ou menos, fortalecer a sua saúde mental pode ser uma grande defesa para encarar os dias de frente e conseguir ser produtivo, até mesmo com condições reduzidas.

Veja agora 3 superdicas que podem te guiar a posicionamentos que favoreçam o pensamento positivo e resiliente!

1 ● Informações, até que ponto?
O excesso de informação, e algumas vezes de fontes não confiáveis, também gera uma angústia sobre o que esperar. Tente filtrar os conteúdos e sempre buscar por um olhar mais leve sobre o que é divulgado: muitas vezes, o poder de mudança não está ao nosso alcance.
Evite ler qualquer matéria que apareça em seu feed, busque informações em fontes confiáveis. Também evite ficar muito tempo assistindo aos noticiários, procure um momento onde você não precisará resolver grandes questões e poderá absorver o conteúdo.

2 ● Rotina, ela também é necessária
A rotina estabelece certo padrão de normalidade ao nosso dia e por isso, organizar suas tarefas mesmo que em um novo ambiente e segui-las, pode ser uma solução para que seu tempo renda. Não tem nada pior do que a sensação de falta de rendimento, de que o tempo não passa e que tudo fica sem sentido, certo? Uma rotina regrada dá conta do recado.
Estabeleça um horário para acordar, tome um bom café da manhã, vista roupas confortáveis e procure um ambiente agradável para realizar suas atividades. Defina momentos de descanso, para distrações, para refeições balanceadas e claro, para parar. Isto mesmo, não faça das tarefas em casa uma desculpa para trabalhar mais do que o necessário ou render em maiores proporções; separe sua vida profissional da pessoal.

3 ● Novos hobbies!
Descobrir novos talentos (e até a falta deles) sempre é um momento único, o qual muitas vezes deixamos de lado pela falta de tempo e correria do dia a dia. Bem, agora pode ser uma boa oportunidade!
Tire as primeiras notas daquele instrumento musical, prepare o pincel ou o lápis, retome aquele capítulo do livro ou ainda, dê um suspiro ao micro-ondas e separe as panelas. Desligue o celular, dê atenção e a oportunidade de experienciar novas atividades!

O equilíbrio emocional tem impacto direto na saúde e cultivar pensamentos positivos se conectando consigo mesmo é sempre o melhor caminho; no fim, enfrentar os desafios nem sempre é uma questão física. Quando as coisas ficarem difíceis, lembre-se que sempre há alguém para conversar, foque na sua respiração e arredores, no que faz o ambiente em que está único no mundo.

Talvez você não seja capaz de trazer a solução em escala global, mas você pode procurar posições e pensamentos mais confortáveis para se estar. Não esqueça: o que se passa nos seus pensamentos, também são questões de saúde.

 

Achouu, nosso negócio é ajudar você a cuidar da sua saúde.

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