Para você

PRODUTIVIDADE NO TRABALHO ● 8 hábitos saudáveis

Se você trabalha com atividades repetitivas ou na frente de um computador, certamente já experienciou dores e desatenção, onde as tarefas mais simples são grandes obstáculos e o tempo parece não passar. São situações comuns para boa parte das pessoas, mas que podem se tornar uma grande questão na fluidez do dia a dia.

→ Veja agora como contornar a rotina com 8 hábitos simples, que podem te impulsionar a uma maior produtividade!

    | Mente sã, corpo são |
Antes de abordar questões relacionadas a produtividade, temos que observar as questões internas que cercam nossa realidade e consequentemente, nosso comportamento.

1 ● PSICOTERAPIA
Nem sempre é possível equilibrar o emocional e afastá-lo do ambiente de trabalho, onde passamos boa parte do dia e por isso, um acompanhamento profissional pode ampliar sua inteligência emocional, autoconhecimento e melhorar as tomadas de decisões.

2 ● DE PÉ!
Para quem trabalha durante longos períodos sentado, o simples ato de levantar pode ajudar! Leia algum documento, converse com alguém, pegue um café, observe os arredores e se permita pensar de outro ângulo (literalmente!).

3 ● CAMINHE
Antes de pedir para o colega alcançar aquele documento, lembre que caminhar faz com que seu sangue circule melhor! Você pode optar por usar o banheiro mais distante ou dar uma volta no corredor. Vai sair para almoçar? Nada de carro; estacionar em um local mais distante pode ser uma boa estratégia para espantar a preguiça e esticar as pernas.

4 ● VÁ PELA ESCADA
Claro que a tecnologia é nossa grande aliada para a correria do dia a dia, mas ela também pode levar ao sedentarismo. Pense só: quantas máquinas te levam para um lado e para outro? Acontece que nosso corpo não foi feito para ficar parado! Tente começar de formar simples e troque o elevador pelas escadas, que aumenta a frequência cardíaca e garante aquele reforço na queima de calorias.

5 ● ALONGUE-SE
Ficar sentado horas e horas seguidas pode causar obesidade, problemas na coluna e na circulação, dores e fadigas musculares. Tudo isso vai se acumulando com o tempo e gerando um mal-estar que atrapalha o rendimento no trabalho. Mexa os dedos, levante por 5 minutos a cada 30 minutos sentado, movimente a cintura, os braços e as pernas com alongamentos simples.

6 ● SAIBA QUANDO PARAR
Apertar o pause também é necessário! Produtividade aborda foco e para isso, fazer pausas regulares e programadas pode ser uma boa divisão entre períodos de descanso e de atividade, porque claro, ninguém consegue ficar focado em uma atividade, rendendo bons frutos por tantas horas. A "distração" também pode te ajudar a esclarecer ideias de uma forma mais leve!

7 ● TOME ÁGUA
Manter a hidratação necessária faz com que o cérebro permaneça produtivo e ativo, além de trazer benefícios como: controle da pressão sanguínea, prevenção de cãibras, proteção do coração, melhoria do funcionamento do intestino, transporte de nutrientes, aumento da resistência física, absorção de vitaminas, entre muitos outros. Separe a garrafa de água e a deixe junto do seu ambiente de trabalho!

8 ● MULTITASKING?
Por aí circula um mito de profissionais multitarefas e não, esta não é a melhor forma de se tornar produtivo! O ser humano não é capaz de se concentrar totalmente em duas atividades ao mesmo tempo porque para fazer um bom trabalho, é preciso manter o foco.

 

Abandone a necessidade de realizar mais de uma ação simultaneamente, mexa-se, cuide de seu corpo e mente e lembre-se que você precisa estar bem para exercer bem. Respeite as suas necessidades e capacidades no determinado momento, se coloque em situações que faça seu sangue circular e também permita-se desprender do momento!

É essencial cuidar de si para poder entregar resultados de qualidade, não apenas em quantidade.

 

 

Achouu, nosso negócio é ajudar você a cuidar da sua saúde.

Deixe seu comentário

*Analisaremos seu comentário antes de exibí-lo no site.

Veja também