Para você

MEIAS DE COMPRESSÃO ● Para que servem?

Com a pandemia e a necessidade de isolamento social, estar em movimento se tornou um desafio e claro, a circulação sanguínea pode ser comprometida. É nesse contexto que as meias de compressão são grandes aliadas! Entenda agora como elas podem te ajudar no dia a dia, quais seus benefícios, indicações e contraindicações.

Para quem já procura por mais qualidade de vida, as meias de compressão não caem como novidade. O acessório é utilizado buscando um melhor desempenho na prática de atividades físicas, como a corrida por exemplo.
Neste caso, o que acontece é uma diminuição na sensação de peso e cansaço nas pernas, intensificando a força e a resistência das pernas, questões importantes para manter uma boa média na corrida. Mas os benefícios não param por aí.

     | Entendendo |
Antes de entender os benefícios, partimos do princípio: o sistema circulatório.

O coração bombeia o sangue através das artérias para os membros, o que significa que o sangue oxigenado chega até as pernas com a força exercida por este músculo tão importante. Ao chegar nos membros inferiores, precisa retornar e é neste momento que as válvulas unidirecionais presentes nas veias entram em ação. Caso haja algum problema ou obstrução destas veias, o sangue não consegue retornar para o coração e completar seu circuito.
Esse congestionamento pode causar inchaço, doenças venosas crônicas e varizes e é trabalhando com uma pressão uniforme nas pernas que as meias ajudam o sangue a circular com mais velocidade de volta para o coração, evitando problemas como tais.

     | Indicações |
Dentre as meias de compressão, há as elásticas e as de descanso e se diferenciam em função.
As de compressão (média e alta) são usadas quando já há a presença de algum problema na circulação sanguínea. Aqui elas podem auxiliar no tratamento de trombose, alívio de doenças crônicas e demais problemas que se relacionam com a má circulação do sangue. Já as meias de descanso (suave compressão) são recomendadas para qualquer um que não apresente problemas venosos e desejam preveni-los. Elas ajudam a evitar as temíveis varizes e aliviam as dores do dia a dia, que podem provocar cansaço e retenção de líquido.

São indicadas para:
pessoas com histórico de varizes, síndrome pós-trombótica ou trombose;
insuficiência venosa;
pessoas que passam muito tempo do dia sentadas ou em pé;
gestantes;
período de recuperação após cirurgias;
veias varicosas;
dor, inchaço ou sensação de pernas pesadas.

NÃO são indicadas para pessoas com:
insuficiência cardíaca não controlada;
isquemia;
infecção ou ferida na região coberta com a meia;
infecção na pele;
alergia ao material da meia.

As meias são escolhidas mediante orientação médica, já que atendem situações específicas e medidas de compressão que se diferem de acordo com a necessidade.

     | Benefícios |
Chegou a hora! Confira agora os benefícios do uso das meias de compressão no seu dia a dia.
ajudam a melhorar a circulação do sangue;
reduzem a sensação de cansaço nos membros inferiores;
amenizam o inchaço e as varizes das pernas;
diminuem o risco de trombose nos casos de viagens longas ou de pessoas que ficam muito tempo sentadas;
auxiliam no bom desempenho em atividades do cotidiano ou nas práticas esportivas;
melhoram a qualidade de vida.

Elas são uma ótima opção em tempos de pandemia, com a readaptação a rotina e trabalho em casa.

No treino, em casos de intensa sobrecarga ou lesões, elas agem comprimindo os tecidos musculares para amenizar as vibrações, as possíveis cãibras e o cansaço excessivo. Outro ponto importante é que elas ajudarão na tarefa de regenerar os músculos após o desgaste de horas de atividades físicas; reduzirão as dores ocasionadas pela inflamação das fibras musculares e garantirão uma maior qualidade de vida para os seus dias.

Outra medida importante para escapar dos incômodos relacionados a circulação sanguínea é se levantar com certa frequência.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que, a cada 20 ou 30 minutos na cadeira ou no sofá, fiquemos em pé por três a cinco minutos; se der para alongar neste tempo, os benefícios são maiores.

Aqui no blog você também encontrará um conteúdo específico sobre varizes! Entenda o que elas significam, como identificá-las, seus fatores mutáveis e imutáveis e como se prevenir do aparecimento.

 

Achouu, pra quem não tem tempo a perder.

Deixe seu comentário

*Analisaremos seu comentário antes de exibí-lo no site.

Veja também