Todo mundo já experienciou ao menos uma daquelas sensações ruins provindas do aumento da temperatura: sensação de cansaço, aumento do suor, tremores, dentes rangendo e rubor facial (vermelhidão na face). Elas atingem todas as idades e são uma das queixas mais frequentes entre as pessoas que buscam o pronto atendimento médico.
→ Você sabia que para os médicos, a febre é algo positivo e até, desejável?
A justificativa é simples: eles compreendem que a febre não precisa ser tratada porque é uma reação natural do organismo, sinaliza que algo não está bem e está tentando combater algum processo inflamatório ou infeccioso.
➥ Entenda como a temperatura sobe
Quem fica responsável pelo controle da temperatura do nosso corpo é o cérebro, quando percebe a presença de algum microrganismo capaz de desequilibrar seus processos naturais, o hipotálamo funciona como um termostato.
→ Por que elevar a temperatura corporal?
O objetivo é bloquear a ação do possível agente causador de doenças, como vírus e bactérias. A sensação febril é o resultado de uma cascata de ações:
● O sangue se desloca da superfície da pele para o interior do corpo para reduzir a perda de calor (por isso você sente suas extremidades mais frias!);
● Os arrepios aumentam o calor por meio da contração muscular;
● O cérebro equilibra a produção e manutenção do calor;
● Quando a temperatura volta ao normal, o excesso de calor é liberado pelo organismo por meio do suor.
→ Quais as possíveis causas?
● Vírus: gripes, resfriados e infecções do trato respiratório superior ou inferior. É o que causa febre em crianças em mais de 90% dos casos;
● Bactérias: infecções do trato respiratório superior ou inferior (nariz, garganta, pulmão, etc) e infecções urinárias;
● Doenças crônicas: artrite reumatoide ou colite, por exemplo;
● Doenças tropicais: malária, dengue e febre amarela;
● Medicamentos: algumas pessoas apresentam a febre como efeito colateral de alguma medicação;
● Tumores (mais raros).
→ Quando vira preocupação?
Mesmo que a febre seja vista como uma reação positiva pelos especialistas, qualquer sintoma que apareça de repente e persista, precisa ser investigado.
Atenção: sintomas como tosse ou diarreia persistentes, falta de ar, fezes ou urina com sangue, dor intensa de cabeça, no abdômen ou muscular e manchas na pele quando associados à febre, indicam possíveis doenças que necessitam tratamento.
Alguns grupos que usam medicamentos como corticosteroides, que foram submetidos a transplantes, estejam fazendo ou tenham feito quimioterapia ou sejam pacientes com HIV, precisam de atenção redobrada porque já lidam com condições que prejudicam as defesas do corpo, o que as deixam mais expostas a infecções.
→ Posso tomar antitérmicos?
Sim! Os antitérmicos podem controlar os sintomas, mas você precisa monitorar o aparecimento de desconforto físico.
● É preciso sempre ter cuidado com a automedicação porque embora este tipo de fármaco seja considerado seguro e eficaz, quando mal utilizado pode levar a problemas hepáticos e renais.
No Achouu você pode pesquisar pelo antitérmico da sua preferência, comparar preços e recebê-lo com a facilidade de um clique!
➥ Achouu, nosso negócio é ajudar você a cuidar da sua saúde.