Para você

DETOX DIGITAL ● Um respiro da tecnologia

Do amanhecer ao anoitecer, nos habituamos a ter acesso a um número ilimitado de informações com apenas alguns cliques, a ter contato com as pessoas sem sair de casa, a resolver problemas e entender aqueles que ocorrem do outro lado da cidade, do estado, do país e do mundo.

A tecnologia está presente em todos os aspectos do nosso dia a dia e mesmo que inconscientemente, nos tornamos cada vez mais dependentes dela. Entenda agora como e porque o detox digital tem ganhado espaço na corrida pela autoconsciência!

Quanto tempo você passa na frente de um computador, celular, tablet e afins?
A questão traz dados que caem como surpresa para muita gente: partem de horas para até mesmo, todo o período em que estão despertos.

Não é difícil se encontrar em situações as quais o contato com o mundo virtual é necessário, seja no trabalho ou para uma comunicação direta, estar online se tornou tão cotidiano que se aproxima de um comportamento natural, passa despercebido. É esta falta de percepção do uso que o detox digital busca reverter!

Mas qual o problema?
Insônia, ansiedade, ausência de concentração, falta de produtividade; estes são apenas algumas das consequências do contato intenso (e algumas vezes até exclusivo) digital. Este acesso produz uma cascata química: o cérebro libera dopamina em resposta à aceitação social (curtidas, interações, seguidores) que, na falta do estímulo, gera estresse.

Quantas vezes você postou um conteúdo ou enviou uma mensagem e checou as notificações repetitivas vezes? Expectativas são criadas pela vontade mais humana: a necessidade de pertencer.

● Curiosidade:
O Brasil é líder mundial no tempo gasto com redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), com média superior de 60% em relação aos outros países!

Então preciso me afastar de todos os meios e interações virtuais para driblar estas questões?
Não! Ao menos, não de forma tão extrema.
O detox digital não busca um afastamento completo, e sim uma forma de se manter alerta a respeito da sua relação com a tecnologia, até que ponto ela é saudável e próxima da realidade.
É apenas uma forma de tirar uma “folga” do mundo digital e direcionar sua atenção e tempo às experiências reais, longe das redes sociais, internet e ferramentas digitais.

     | Primeiros passos |
A recomendação para aplicar a desintoxicação na sua rotina é que ela seja feita durante um final de semana ou quando estiver de folga.
Deixe seu celular de canto ou ainda, desligue-o por algumas horas e aproveite o tempo com as pessoas mais próximas, programe seus próximos planos de uma forma simples, com metas flexíveis e de preferência, que envolvam a presença de alguém querido. Comece com algumas horas e veja o quanto consegue se desprender da necessidade de checar as notificações!

Assim como todo vício, os hábitos devem ser aplicados gradativamente porque uma mudança extrema pode ser estressante e um grande desafio, o qual não agrega aquilo que o detox busca: uma conexão consigo mesmo.

     | Desafio aceito |
Quando o afastamento virtual se tornar um exercício mais fácil, você pode listar os momentos em que precisa (e muito) de meios digitais para realizar seus afazeres, veja o quanto essa necessidade é contornável e quanto tempo ela ocupa.
Liste também as tarefas que desejaria realizar no seu tempo livre e tente trazer aquele tempo que você utilizava para o uso das redes sociais, internet, jogos e aplicativos para retomar estas tarefas. A gestão do seu tempo é primordial para aproveitar mais a sua presença e produtividade!

A questão que te guiará neste processo é:
Será mesmo que falta tempo para fazer aquelas atividades que você gosta?

     | Estabelecendo o tempo |
Quantas vezes você interrompeu alguma tarefa por conta de uma notificação, aviso ou mensagem? Esses gatilhos podem nos trazer de volta para a curiosidade e necessidade de se estar "por dentro" do que acontece no mundo virtual, afinal, é para isto que são programados.

É fundamental que você adote o compromisso de desativar as notificações dos seus apps de mídias sociais. Assim você deixa de ser refém desta situação e pode definir um momento ameno para verificar tudo o que perdeu durante o tempo em que ficou offline.

O detox digital nada mais é do que a gestão do seu tempo para proveito próprio! Leve o "desafio" como uma oportunidade de autoconsciência das suas reais necessidades e descarte aquilo que te prende a ciclos dependentes de uma aceitação.
A dica é tentar passar por este processo com alguém, que possa compartilhar histórias e novos momentos em conjunto; além de ser uma boa forma de vigia.

Use e abuse da sua liberdade! Visite novos locais, experimente novos sabores, releia aquele livro que já foi motivo de empolgação e compreenda o que te fez se conectar com estas histórias.

No fim, você é sua maior companhia e estar presente não é uma questão física.

 

Achouu, nosso negócio é ajudar você a cuidar da sua saúde!

Deixe seu comentário

*Analisaremos seu comentário antes de exibí-lo no site.