Para você

CABELOS BRANCOS ● Quando eles chegam?

Para muita gente, os cabelos brancos são um temor que deve ser evitado e para outros, um mar de novas possibilidades. Eles costumam aparecer a partir dos 35 anos mas não é regra, até mesmo jovens podem se deparar com eles! Mas afinal, existe alguma fórmula mágica para detê-los? Entenda agora!

Cabelos brancos: uma realidade que toma a vida de todos, mais dia, menos dia.

O nome que se dá a esse embranquecimento dos fios é canície e trata-se de um processo natural causado pela redução da produção de melanina, o pigmento responsável pela cor dos cabelos e da pele. Essa perda, de forma geral, costuma ser gradativa e se dá com o início do envelhecimento, mas não é um fator definitivo.

Algumas pesquisas indicam que até mesmo o tom de pele pode influenciar na questão: em pessoas mais brancas, esse processo pode começar por volta de 35 a 45 anos, em pessoas mais amarelas, entre 45 e 55, em negros, por volta dos 55 e 65 anos.

     | Jovens |
Sim, é possível que jovens também apresentem fios brancos!
Na maioria das vezes, isso acontece por uma predisposição genética, na modificação do gene IRF4, o responsável por regular a formação de melanina. Se um dos pais (ou os dois) apresentaram cabelos brancos antes do tempo, é provável que seus filhos apresentarem o mesmo quadro.

Além disso, há algumas patologias que podem favorecer este aparecimento como: câncer, diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e colesterol.

     | Arrancar ou não? |
Se você já ouviu por aí que deve arrancar os fios brancos, saiba que é desaconselhado e mesmo que você os elimine dessa forma, eles continuarão aparecendo.
Esse hábito, mesmo se o fio não for grisalho, pode danificar a raiz do cabelo pela morte precoce do folículo, além de comprometer o crescimento dos fios.

     | Estresse |
Estresse e cabelos brancos, uma associação popular e que tem seu fundo de verdade. Os hormônios produzidos por altos níveis de estresse podem reduzir a pigmentação dos fios e o resultado não poderia ser diferente.
A dica aqui e a qual trazemos como premissa do blog é levar uma vida tranquila e procurar um equilíbrio, adaptando hábitos saudáveis de acordo com suas necessidades.

     | Amarelo |
Fios amarelados são uma verdade para muita gente e a explicação é que, assim como fios descoloridos artificialmente, os grisalhos podem sofrer uma oxidação natural. O que pode evitar esse efeito é procurar não expor o cabelo ao sou ou mergulhar em piscinas, além de utilizar protetor térmico nos fios.

Caso o aspecto amarelado seja um incômodo, atualmente há inúmeros produtos específicos recomendados por profissionais da área. Shampoos, condicionadores e máscaras podem ajudar a desamarelar os fios a trazer o aspecto branco novamente. Estes e outros produtos, você encontra no Achouu, sempre com o melhor preço!

     | Fragilidade |
Para a infelicidade de muita gente, os fios brancos podem sofrer muito mais ressecamento e quebras que os demais. Como são fios com menos proteína, a soma dos fatores faz com que se tornem mais "rebeldes" e "arrepiados".
O que pode contornar a questão são máscaras de hidratação, que dão um aspecto mais saudável.

     | Acabando com eles |
Por fim, a "fórmula mágica" para que os cabelos brancos não aparecessem seria manter os melanócitos viáveis e jovens; questão essa que permanece em aberto já que os produtos existentes não se mostraram eficientes para uma exigência tão pontual.
Os possíveis tratamentos normalmente só surtem resultados nos casos em que o aparecimento dos fios brancos são resultados de alguma deficiência de vitamina, já que é possível repor a falta destes nutrientes.
Quando o caso está relacionado a certas doenças específicas, também se consegue deter o processo de embranquecimento com medicamentos antioxidantes prescritos.

Para quem deseja uma resposta pontual, as duas alternativas não caem como novidade: assuma os fios ou, aceite as tinturas. As tinturas podem proteger os fios contra as agressões externas do dia a dia, além de encobrirem os fios brancos e claro, para quem enfrenta e os assume, sempre é possível ousar e inovar.

No Achouu você encontra diversos produtos disponíveis nas farmácias mais próximas, que certamente te ajudarão a encontrar um convívio harmônico com os fios grisalhos!

 

Achouu, pra quem não tem tempo a perder.

Deixe seu comentário

*Analisaremos seu comentário antes de exibí-lo no site.

Veja também